-
Arquitetos: Naso
- Ano: 2023
-
Fotografias:José Ignacio Vargas
Descrição enviada pela equipe de projeto. O pavilhão da piscina é uma das três intervenções arquitetônicas inseridas em nosso projeto paisagístico de 75000 m² localizado em Hidalgo, México. O pavilhão é baseado na relação de cinco elementos que são alinhados paralelamente e conectados entre si: fonte, parede habitável, pórtico, piscina e o muro escavado.
A fonte atua como o centro do espaço e está cercada por uma vegetação densa que acentua a entrada do pavilhão através da parede habitável de pedra. Morfologicamente, essa parede bloqueia as vistas diretas para a área da piscina, fornecendo um certo grau de privacidade.
Dentro da parede de pedra estão abrigados o banheiro e o depósito, ambos espaços conectados por pátios de pedra em pequena escala que permitem a entrada de luz e ventilação natural.
O pórtico de concreto contém os principais espaços de lazer e funciona como um terraço. Seu principal objetivo é integrar a zona habitável com a paisagem circundante. A piscina está localizada entre o pórtico e o muro escavado o qual impede o acesso, mas permite vistas ininterruptas.
Este último serve para integrar visualmente a paisagem agrícola circundante dentro da área da piscina. Pretende-se que haja tensão entre a piscina e o muro para orquestrar diferentes sensações e relações espaciais, bem como vistas sem obstáculos entre o usuário e a paisagem.